O que você está procurando na
    cidade de Votuporanga-SP e região?

Obrigado! Sua solicitação foi entregue com sucesso!

Oops! Algo deu errado no envio da solicitação...

Obrigado! Sua solicitação foi entregue com sucesso!

Oops! Algo deu errado no envio da solicitação...

Troca
Banner
Suco
title=
Top
recomendados
Multserv

Lateral

Psicopedagoga

Amaro's

title=

title=

Lateral

INFORMATIVO

Gostaria de Receber?

** Cupom Desconto **
*** Promoções ***
*** Novidades ***

do Guia Votuporanga em seu e-mail?

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

NOTÍCIAS: Votuporanga-SP
FestA - Festival de Aprender chega a sua quarta edição
 
foto Notícia Votuporanga
 
17/03/2021 -

Com mais de 150 atividades gratuitas no ambiente digital, o Festival convida o público a uma jornada de aprendizado criativo envolvendo artes visuais e tecnologias. E pela primeira vez está sendo disponibilizado gratuitamente o Almanaque FestA!, uma mistura de livro, manual, guia e caderno de jogos, repleto de histórias, curiosidades, atividades e outras experiências.


Em Rio Preto, as atividades proporcionam experimentos de carimbos caseiros feitos a partir de legumes e experimentos eletrônicos com frutas


 


O FestA! – Festival de Aprender do Sesc São Paulo é aquele momento do ano para celebrar o fazer artístico e a descoberta do potencial criativo de cada um por meio do encontro com artistas, educadores e públicos diversos. Dessa vez, o Festival acontece no meio digital – de 19 a 28 de março – em uma programação de bate-papos, lives, oficinas, cursos e intervenções, com opções para diversas faixas etárias, nos canais e redes sociais das unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo. Mesmo com o uso intenso da tecnologia, o evento busca um contato com os fazeres artísticos ancestrais e tradicionais, sem deixar de olhar para o futuro dessas artes.


Por meio de atividades que unem artes, tecnologias e diferentes práticas culturais, o FestA! – Festival de Aprender busca incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações e favorecer o reconhecimento do potencial criador presente em cada indivíduo. As mais de 150 atividades gratuitas se voltam aos mais variados perfis de públicos com diferentes faixas etárias e interesses.


Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “2020 ficará marcado não somente como o ano em que a convivência entre as pessoas foi afetada pela pandemia de covid-19. Ele também deverá ser lembrado como o período em que nos vimos chamados a reinventar os meios de nos relacionarmos e, principalmente, de cuidarmos uns dos outros. É nesse sentido que o FestA! – Festival de Aprender, impedido de promover a reunião entre os que cultivam o prazer de aprender e de criar, remodela o seu formato e vai ao encontro desses aprendizes-criadores em suas casas”.


Realizado anualmente pelo Sesc São Paulo desde 2017, o FestA! – Festival de Aprender teve que se reinventar em sua mais nova edição. Com os planos de encontros presenciais suspensos em 2020 e sem perspectivas de quando seria possível reunir pessoas novamente, o que parecia um impedimento virou um desafio. Apesar do isolamento, houve um crescimento na procura de novos aprendizados, muitos com foco na criatividade, e o Festival atua justamente na aproximação desses públicos diversos, convidando-os a conhecer uma amostra do que é oferecido regularmente na programação de cursos e oficinas da instituição, permitindo a possibilidade do encontro, mesmo que à distância.


Programação online e plural


Contemplando cursos online, dicas, vídeos, bate-papos e lives, as atividades do FestA! – Festival de Aprender aliam artes visuais e tecnologias e acontecem virtualmente nas 40 unidades do Sesc no Estado de São Paulo.


Aqui em Rio Preto, a programação se concentra no “Ateliê na Cozinha: Impressão Hortifruti e Makey Makey”. As atividades exploram alguns vegetais como fonte artística e experimentos científicos. Os interessados podem conferir, a partir do dia 25 (quinta-feira, 14h), nas redes sociais da instituição, a montagem de uma estamparia com carimbos feitos a partir de frutas e legumes, utilizando como tinta, corantes ecológicos, feitos com temperos naturais, além de realizar experimentos sonoros com o controlador makey makey.


Nas outras unidades do Sesc SP, a programação traz vários destaques como o bate-papo Sair a Terreiro: Artes e Tecnologias em Confluência com o rapper, cantor e compositor Emicida, que acontece dia 19 de março, sexta-feira, às 18h30, no Facebook do Sesc SP e no YouTube do Sesc Registro. Com mediação de Priscila Oliveira, educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Registro, o encontro tem ainda participação da líder quilombola Maria da Guia Marinho, da cientista social, educadora popular e moradora da comunidade da Enseada da Baleia, na Ilha do Cardoso, em Cananéia, Tatiana Cardoso e do artista visual urbano Xadalu.


Para quem gosta de artes gráficas, nos dias 19 de março (sexta-feira, das 11h às 16h), 20 de março (sábado, das 11h às 20h) e 21 de março (domingo, das 11h às 21h30), no YouTube do Sesc 24 de Maio, acontece a Printa-Feira na Rede!, a versão online da tradicional feira de arte impressa autoral e publicações alternativas e independentes do Sesc 24 de Maio. Quinze participantes, de diferentes segmentos dentro das artes gráficas, farão lives de aproximadamente 40 minutos em que apresentam seu trabalho editorial e mostram algum aspecto da impressão e edição gráfica relacionada à sua produção. Além das lives, haverá seis bate-papos com editores sobre diversos assuntos ligados à produção editorial e financiamento coletivo – e um fanzine exclusivo para download.


A produção têxtil latino-americana marca presença com a série Linha-Continente: Tramas Latinoamericas, que acontece dia 20 de março, sábado, às 15h, com as artistas e artesãs têxteis mexicanas da Malacate – Colectiva de Mujeres Autónomo y Autogestivo e dia 27 de março, sábado, às 15h, com a artista têxtil peruana Ana Tereza Barbosa. Os encontros serão um misto de bate-papo e oficina em que se ensinará/demonstrará algo muito simples e breve como um ponto de bordado ou um nó de um quipu (ou khipu). Na oficina Trama: Faça seu KHIPU Adaptado (dias 25 e 26 de março, quinta e sexta-feira, às 19h), o Historiador e Promotor Cultural peruano Adrian Ilave mostra técnicas para utilizar o instrumento incaico como uma ferramenta de comunicação.


Em Desenha e Fala: Floresta de Pé, Fascismo no Chão (dia 24 de março, quarta-feira, às 20h, no YouTube do Sesc Consolação) o público é convidado a conversar e desenhar a partir de propostas do artista Denilson Baniwa e da educadora Ana Paula Anderson, que debatem tentativas de aproximar cidade e floresta. Já na oficina Colado em Casa: Oficina de Colagem Digital com Softwares Gratuitos (dias 23 e 25 de março, terça e quinta-feira, das 15h às 17h – encontros sequenciais), o designer e artista visual Matheus Souza apresenta possibilidades de remixagem da imagem através da colagem digital.


Atividades para os pequenos O FestA! – Festival de Aprender também reservou uma programação específica para as crianças. A oficina Terra Fértil para Crianças (dia 20 de março, sábado, às 11h) é um estímulo para interação de famílias com o brincar, resgatando a delicadeza da brincadeira no quintal, estimulando a imaginação, lançando mão dos brinquedos não estruturados, dando às crianças (de 3 a 12 anos) algo totalmente sem estrutura, uma massa, colorida, para criar seu mundo.


Objetos Impressos: Desenhar com Carimbos de Utensílios e Elementos do Cotidiano (dias 20 e 21 de março, sábado e domingo, às 16h30 – encontros independentes) é uma oficina que tem como ponto de partida a prática artística de apropriação de objetos de caráter urbano e cotidiano que, ao serem impressos, revelam imagens e enfatizam desenhos e formas deslocados de seu contexto original. Já na oficina Ateliê de Invenções: Maurizio Zelada (dia 21 de março, domingo, às 11h, no Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Birigui), o inventor Maurizio Zelada abre as portas do seu ateliê e apresenta suas invenções e traquitanas. O criador de diversos elementos cênicos do programa Castelo Rá Tim Bum também vai ensinar a fazer uma engenhoca simples e divertida.


Parte das atividades da programação do FestA! oferece vagas limitadas e acontece por meio de plataformas de videoconferência. As inscrições para esses encontros têm início a partir das 14h do dia 17 de março em sescsp.org.br/inscricoes


Almanaque FestA!


Novidade da quarta edição do FestA! – Festival de Aprender, o Almanaque FestA! potencializa a criação de diferentes universos artísticos, por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, foram reunidos arte-educadores da equipe do Sesc São Paulo e artistas de diversas linguagens. Com 102 páginas e dividido em sete seções – Impressão, Matriz & Cópia; Trama; Traço; Pigmento; Forma & Volume; Imagem, Tempo & Movimento e Remix – o Almanaque reúne curiosidades, histórias, exemplos, jogos e proposições criativas para que se possa dividir experiências.


Não é preciso ter conhecimento prévio para realizar as atividades, só é necessário ter vontade e deixar a criatividade fluir. A ideia é que as pessoas desenvolvam juntas a curiosidade pelas artes visuais e suas tecnologias, colocando as mãos na massa e transformando seus entornos.


A versão impressa da publicação será distribuída gratuitamente, a partir do mês de abril, a 70 mil trabalhadores de baixa renda, do comércio, serviços e turismo, o público prioritário do Sesc, exclusivamente por meio do programa de relacionamento com empresas da instituição. Para o público em geral, o Almanaque FestA! já está disponível para consulta online, download gratuito e impressão a partir da plataforma Sesc Digital, em sescsp.org.br/almanaquefesta


FestA! – Festival de Aprender – De 19 a 28 de março.


Programação completa: sescsp.org.br/festa

 
Autor/Fonte: Assessoria de Imprensa | Sesc Rio Preto
 
Voltar
COMPARTILHE PARA TODOS

rose brindes | alarmes | verdura | restaurante | doce | life | perfumaria | móveis | tapete | banco | donatello | farmacia | peças | pizza | manicure | motorista | pizzaria | punhos | infantil | paulinho | tatoo | unimed | lanche | arame | digitação | marmita | beleza | cabelo | real | | carmela | bicho | legumes | camisetas | academia | romera | confecções | saúde | livros | guia | rose | doces | bar | clube | medico | salgado | a | bombons | comida | moto |

DESTAQUES
Sky
 
Sky
 
Sky
 
Apoio
Paulo
 
Paulinho
 
Guia
 
Paulinho
 
CUPOM DESCONTO
GUIA SHOP ONLINE
AVALIAÇÕES
BAIXAR APP
mais cidades online

Angra dos Reis-RJ | Apiaí-SP | Aracaju-SE | Arujá-SP | Barra do Bugres-MT | Batatais-SP | Bebedouro-SP | BOA VISTA-RR | Bofete-SP | Botucatu-SP | Cajamar-SP | Campinas-SP | CAMPO GRANDE-MS | Campos Jordão-SP | Ceilândia-DF | Cerejeiras-RO | Cláudio-MG | Colíder-MT | CURITIBA-PR | Duque de Caxias-RJ | Esteio-RS | Florianopólis-SC | Formiga-MG | Frederico Westphalen-RS | GOIÂNIA-GO | Goianinha-RN | Guarapuava-PR | Guariba-SP | Ilha Comprida-SP | Itabirito-MG | Itapeva-SP | Itaqui-RS | Jaboticabal-SP | Janaúba-MG | Jaru-RO | Ji-Paraná-RO | Juiz de Fora-MG | Jundiaí-SP | Lagoa da Prata-MG | Londrina-PR | MACAPÁ-AP | Magé-RJ | MANAUS-AM | Matão-SP | Mirassol-SP | Monte Alto-SP | Nova Lima-MG | Nova Serrana-MG | Olímpia-SP | Penedo-RJ | Peruíbe-SP | Piracicaba-SP | Pirassununga-SP | Ponta Porã-MS | Ponte Nova-MG | Portel-PA | PORTO VELHO-RO | Posse-GO | Praia Grande-SP | Ribeirão Preto-SP | Rio Claro-SP | Rio de Janeiro (Tijuca)-RJ | Rolim de Moura-RO | SALVADOR-BA | Santa Maria-RS | São Bernardo Campo-SP | São Borja-RS | São Gabriel-RS | São João Paraíso-MG | São José Campos-SP | São José da Lapa-MG | São Paulo (Itaquera)-SP | São Paulo (Penha)-SP | São Pedro-SP | Sapucaia do Sul-RS | Serra-ES | Sertãozinho-SP | Sete Lagoas-MG | Sobral-CE | Sorocaba-SP | Sumaré-SP | Taiobeiras-MG | Tangará da Serra-MT | TERESINA-PI | Tupã-SP | Uruguaiana-RS | Vale do Paraíba-SP | Vale do Ribeira-SP | Varginha-MG | Vila Velha-ES | Votuporanga-SP | Zona da Mata-MG |

GUIA CIDADE ONLINE - FRANQUIA UNIDADE: Votuporanga-SP
COPYRIGHT© 2006 - GUIA CIDADE ONLINE - WWW.GUIACIDADEONLINE.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED
 DEVELOPED BY GWS ONLINE - WWW.GWSONLINE.COM.BR